Polícia

'Fofinha', a dama do crime de Jurujuba é presa em Saquarema

Polícia Civil cumpriu mandado de prisão em Saquarema. Foto: PCERJ

A Polícia Civil prendeu 'Fofinha', como é conhecida a esposa de 'Leo Traça' que, mesmo preso, comanda um grupo criminosos que atuam em comunidades de Jurujuba, em Niterói. Ela era foco de uma investigação da 79ª Delegacia de Polícia e após descobrir que estava escondida em Saquarema, os policiais foram até a cidade na noite de quinta-feira (13) para cumprir o mandado de prisão.

'Fofinha' acumula duas condenações, uma por tráfico de drogas e outra por associação ao tráfico de drogas, ambos expedidos pela 1ª Vara Criminal de Niterói. Embora o marido, 'Leonardo Traça', esteja preso desde 2015, de acordo com a Polícia Civil, ainda exerce grande influência sobre a região.

Recados do grupo em comunidade de Jurujuba encontradas pela 79ª DP em janeiro. Foto: PCERJ

Segundo a polícia, após a morte de Mata Rindo, braço-direito do traficante na região, no último dia 6 de maio, quem assumiu a liderança teria sido 'Fofinha'. De acordo com a investigação da DP, ela passou a frequentar o Jurujuba para repassar ordens de Traça. Entre as ordens, recolher dinheiro do tráfico de drogas e de extorsões aos comerciantes.

Desde o início do ano, a distrital começou a fechar o cerco contra o grupo, associado a facção Comando Vermelho (CV). Em 16 de janeiro, a operação 'Escotilha' prendeu dez pessoas ligadas a Traça, que comandava a operação de dentro da prisão através de videoconferências. Na época, a investigação apontou que o grupo atuava através da extorsão, intimidação, tortura e expulsão de moradores das comunidades do Preventório, Lazareto e Peixe Galo.

Colaborou Eduarda Hillebrandt

< Policial militar é baleado durante assalto em SG Brasil e Bolívia abrem hoje a Copa América <